Publicar

ANAIS DO SEMINÁRIO ESTUDOS AFRICANOS E DA DIÁSPORA

APRESENTAÇÃO

Anais do Seminário Estudos Africanos e da Diáspora, é uma publicação bianual que reúne e disponibiliza trabalhos e resultados de pesquisa destinados a a) ampliar o debate acadêmico e fortalecer o campo interdisciplinar de pesquisas relacionadas aos estudos africanos e da diáspora; b) contribuir para as discussões teóricas e metodológicas voltadas aos estudos sobre a África e Diáspora em estreita interface com abordagens na área de políticas públicas; c) agregar estudiosos nacionais e internacionais reconhecidos por sua atuação em debates sobre os desafios teóricos e metodológicos da área; d) proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, membros da sociedade civil e agentes de movimentos sociais e governamentais; e) incentivar o intercâmbio e a formação de redes de pesquisadores do Brasil, da África e outras regiões do mundo a partir do Nordeste. Assim, é visando aprofundar o campo de estudos que a página dos Anais do Seminário Estudos e da Diáspora reúne de modo sistemático e formalmente reconhecido pelo Centro Brasileiro do ISSN (IBICT), sob o código 2595-8860, a maioria dos trabalhos apresentados durante as edições bianuais de seus eventos.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Enviar os resumos expandidos conforme formatação abaixo para o e-mail gpafricacontemporanea@unilab.edu.br em assunto escrever: “anais do evento”.

Entre 4 mil e 8 mil caracteres com espaços, incluindo caixas de texto e notas de rodapé, em arquivo no formato doc.

Línguas aceitas para publicação: português, espanhol, francês e inglês.

Cada texto deverá conter:

  • Título da comunicação (na primeira linha)
  • Para cada autor: nome completo, instituição de vínculo (se houver), e endereço eletrônico (cada item em uma nova linha)
  • Texto do resumo expandido
  • Bibliografia citada

Para referências, utilizar o sistema autor-data no corpo do texto conforme as normas da ABNT

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, e não devem ser usadas para referências.

EXPEDIENTE

Corpo editorial: 
Fábio Baqueiro Figueiredo (UNILAB-BA)
Luana Antunes Costa (UNILAB-CE)
Marina Pereira de Almeida Mello (UNIFESP)
Larissa Oliveira e Gabarra (UNILAB-CE)
Artemisa Odila Candé Monteiro (UNILAB-CE)
Maria Cláudia Cardoso Ferreira (UNILAB-BA)
Marcos Vinicius Santos dias Coelho (UNILAB-CE)
Natália Cabanillas (UNILAB-CE)
Itacir Marques Luz (UNILAB/CE)
Claudilene Maria da Silva (UNILAB/BA)
Cristina Teodoro Trinidad (UNILAB/BA)
Lia Laranjeiras ( UNILAB/BA)
Sueli da Silva Saraiva (UNILAB-CE)
Carla Susana Além Abrantes (UNILAB-CE)
Ruben Maciel Franklin (UNILAB/CE)
Sérgio Krieger Barreira (UNILAB/CE)

Periodicidade da publicação:
Bianual.

Línguas para publicação:
Português, espanhol, francês e inglês.

Grupo de Pesquisa África Contemporânea/ UNILAB – Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-brasileira

ENDEREÇOS DE CONTATO

EMAIL

EDIÇÃO ATUAL

Anais do IV Seminário Estudos Africanos e da Diáspora e II Seminário internacional de interseccionalidades. Volume 3. Ano 2024.

Essa publicação é resultado do IV Seminário de Estudos Africanos e Diaspóricos do Grupo de Pesquisa África Contemporânea – GPAC e II Seminário Internacional Interseccionalidades do Grupo de Pesquisa Estudos Feministas Africanos – GPE-FA, ambos os grupos cadastrados no CNPq são da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira da sede Ceará.

EDIÇÕES ANTERIORES

Anais do Seminário Estudos Africanos e da Diáspora. Volume 2. Ano 2018.

O 2º volume do Anais do Seminário de Estudos Africanos e da Diáspora foi resultado do II Seminário de Estudos Africanos e da Diáspora, que foi concomitantemente o I Seminário Internacional de Estudos Africanos e da Diáspora e teve como subtítulo: Estado, Nação e Cultura: para além das fronteiras. Seu objetivo foi de divulgar as pesquisas no país, como também em Angola, sobre os Usos e Sentidos do Kongo, além de possibilitar a apresentação de inúmeras pesquisas concluídas e em andamento no país e fora dele, a partir das chamadas do Grupos de Trabalho coordenados pelos membros dos Grupos de Pesquisas África Contemporânea e Estudos Africanos e Epistemologias do Sul sobre as temáticas educação, gênero, religião, epistemologias, artes e literatura.